terça-feira, 24 de julho de 2012

Receita de leitura... "Vai onde te leva o coração"

Composição:
“Vai aonde te leva o coração” é um romance que fala da vida de três mulheres - a avó, a filha e a neta, unidas por episódios bastante marcantes. Gira em torno dos erros foram cometidos e os sacrifícios feitos para os ultrapassar.
A avó vivia sozinha, pois a sua filha morrera, e a neta tinha ido trabalhar para a América. Antes da partida, prometeram não dar notícias uma à outra durante o tempo em que estivessem separadas,  para que a separação não custasse tanto. Enquanto a neta esteve fora, a avó contraiu uma doença muito grave, mas a promessa feita impediu-a de contactar a neta, pelo que começou a escrever uma espécie de diário que ficasse como sua memória. É neste diário que a avó conta toda a sua vida, desde os tempos de criança até aos dias de velhice, acabando por revelar segredos que afetaram irremediavelmente o destino das três.
                Um segredo revelado é a confissão da avó à filha sobre o homem que toda a vida pensava que era seu pai,  mas na verdade não era; esta filha era o resultado de um grande amor passado. Depois desta revelação, a filha sofre um acidente rodoviário e acaba por perder a vida. Estas cenas são descritas com palavras fortes -  “Como sabes, a tua mãe não morreu logo, passou 10 dias entre a vida e a morte. Durante esses dias, estive sempre junto dela, esperava que pelo menos abrisse os olhos, que me fosse dada a última oportunidade de lhe pedir perdão. (…) Aquela pequena modificação encheu-me de alegria”; “Acariciei-lhe o rosto, apertei-lhe as mãos entre as minhas como quando ela era pequena, «querida», continuava a repetir, «querida». Depois, sem lhe soltar a mão ajoelhei-me aos pés da cama e comecei a rezar. Rezando, comecei a chorar.” Neste pequeno excerto podemos ver o sofrimento da mãe (que na história é “conhecida” pela avó) que acaba de perder a sua filha. Podemos perceber que o seu arrependimento e angústia são enormes.
Indicações:
Este livro é indicado para os amantes de bons romances, mas não é muito recomendado a pessoas sensíveis pois algumas cenas são bastante marcantes.
Precauções:
Ao ler este livro, deve ter o cuidado de não se envolver demasiado na história, pois esta é muito comovente e tocante, retratando os episódios mais marcantes da vida de três pessoas, uma avó, uma filha e uma neta, três mulheres que sofreram bastante ao longo da sua vida. Ao ler este livro, poder-se-á identificar com a história, por isso deverá ter cuidado para que isso não lhe despolete problemas ao nível emocional, pois a história deste livro é a história de muitas famílias.
Posologia:
“Vai aonde te leva o coração” é um livro que deve ser lido num sopro, não devendo as paragens exceder as 24horas. Pode ler sempre que quiser, não há risco.

Dose de leitura:
" A ideia do destino é algo que surge com a idade. Quando se tem os anos que tu tens, geralmente não se pensa muito nisso, tudo o que acontece é como se fosse fruto da nossa vontade. Sentimo-nos como um operário que, pedra sobre pedra, vai construindo à sua frente o caminho que deverá percorrer. Só muito depois é que se repara que o caminho já está construído, que alguém o traçou para nós, e que só nos resta seguir em frente. É uma descoberta que costuma fazer-se por volta dos quarenta anos, então começa-se a perceber que as coisas não dependem só de nós. É um momento perigoso, durante o qual não é raro escorregar-se para um fatalismo claustrofóbico. Para veres o destino em toda a sua realidade, tens de deixar passar mais alguns anos. Por volta dos sessenta, quando o caminho atrás de ti é mais comprido do que o que tens à tua frente, vês uma coisa que nunca tinhas visto antes: o caminho que percorreste não era direito mas cheio de encruzilhadas, a cada passo havia uma seta que apontava para uma direção diferente; dali partia um atalho, de acolá um carreiro cheio de ervas que se perdia nos bosques. Alguns desses desvios fizeste-os sem te aperceberes, outros nem sequer os viste; tu não sabes se os que não fizeste te levariam a um lugar melhor ou pior; não sabes, mas sentes pena. Podias fazer uma coisa e não fizeste, voltaste para trás em vez de seguir em frente. O jogo da glória, lembras-te? A vida vai avançando mais ou menos da mesma forma.
Ao longo das encruzilhadas do teu caminho encontras outras vidas, conhecê-las ou não, vivê-las a fundo ou desperdiçá-las depende da escolha que fazes num segundo; embora o não saibas, entre seguir a direito ou fazer um desvio joga-se muitas vezes a tua existência, a existência de quem está perto de ti."
                                                Mariana Ramos, 11.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário