terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A música atual - um olhar crítico (continuação)

Memórias de infância

                O intérprete de “Pólo Norte” foi o criador da música que irei analisar –  “Se eu voltasse atrás”.
                A letra dirige-se a um jovem, de idade inferior ao emissor, e remete-nos para as saudades que o sujeito tem dos tempos passados, em que vivia melhores momentos.
                Este sujeito começa por nos dizer que se lembra dos tempos em que tinha a idade da pessoa para a qual escreveu a letra, referindo que nesse tempo não percebia a preciosidade de tais momentos. Nessa fase, não dava o devido valor à idade pela qual passava, e apenas alguns anos mais tarde, quando já não vivia tais prazeres, percebeu a grandiosidade da infância. São referidas várias vivências do passado, como, por exemplo, “Corria pelas ruas”, “As noites passadas / à volta de uma fogueira”. São estes os melhores momentos que o sujeito confessa que já viveu (“São esses tempos / Que nos deixam mais saudades / Os melhores momentos / Que eu já vivi”) e que, se pudesse, voltava atrás no tempo, mesmo oferecendo mais tempo da sua vida atual por apenas algum naquela idade (“Trocava alguns anos desta vida / Por um só dia na tua idade”).
                Analisando a letra da música, facilmente percebemos que o emissor quer voltar atrás no tempo e quer reviver o passado, salientando um misto de saudade e de tristeza, uma vez que é impossível recuperar esse passado. É também um apelo ao destinatário para que dê o devido valor ao que está a viver e aproveitar da melhor forma o tempo que tem, fazendo-o ter noção da riqueza do que está a viver.

                                                                         João Ramos, 11.º A



Sem comentários:

Enviar um comentário