quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto "Filhote de tecnologias não cai em iliteracias"

                A Fundação Calouste Gulbenkian distinguiu o projeto “Filhote de tecnologias não cai em iliteracias” da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Maceira / Escola Básica e Secundária de Maceira no âmbito dos apoios a bibliotecas escolares e centros de recursos.  Das centenas de escolas que se candidataram a nível nacional, foram 29 as que viram os seus projetos reconhecidos / premiados.
                O projeto, mediado pelas professoras bibliotecárias, será desenvolvido por todos os docentes e alunos do ensino secundário que dinamizarão atividades como “Filosofia para/com crianças e jovens”, Workshops temáticos, tertúlias, trailers de livros e receitas de leitura, destinadas a alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário e à formação de adultos, abrangendo toda a comunidade educativa.
                “Filhote de tecnologias não cai em iliteracias” centra-se na relação do aluno com o livro, fazendo da leitura uma aventura de descoberta de novos sentidos e inesperadas associações com as múltiplas formas de arte, privilegiando as novas tecnologias na materialização do “Aprender a ser e ser com saber”, lema do projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Maceira.
                O montante atribuído ao Agrupamento de Escolas de Maceira para a Biblioteca Escolar (4.900€) destina-se à atualização do seu fundo documental nas vertentes de apoio ao estudo (visando o sucesso através da qualidade das aprendizagens dos alunos), leitura recreativa (visando a melhoria dos índices de leitura e de literacia da comunidade educativa) e diversidade de suportes de leitura (um investimento na formação de cidadãos digitalmente competentes e na promoção da e-literacia).           
                Com o desenvolvimento deste projeto a equipa espera enriquecer o apoio às atividades curriculares e não-curriculares, consolidando a articulação entre a Biblioteca e a sala de aula, otimizar e valorizar o uso das TIC na promoção da leitura e da literacia da comunidade educativa, produzindo e divulgando materiais multimédia decorrentes das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto. Para além disso, pretende-se consolidar a imagem da Biblioteca como interface informacional. 

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